NOTÍCIAS
ESTRADA DOS BÚFALOS: Prefeitura dá continuidade a obra mesmo sem ajuda do governo do estado; ponte será reestruturada
Trecho da BA 001, a rodovia é responsabilidade do governo do estado que não faz a manutencão há um bom tempo, dificultando o acesso a praias famosas do destino, muito procuradas pelos turistas e visitantes.
Com o vale alagado por conta das enchentes que devastaram o extremo sul da Bahia, o acesso estava intransitavel desde dezembro de 2021.
Diante da situação, desde então a gestão municipal realiza melhoramentos em toda a extensão da estrada e este trabalho permitiu o restabelecimento do tráfego; as obras vêm continuando e vão prosseguir.
Segundo informações preliminares, está inclusa no planejamento da obra a reestruturação completa da ponte, com a troca da base de madeira por chapas de aço e implantação de passarela de pedestres, o que deve ocorrer nas próximas semanas.
Entretanto, nesta quinta-feira (14/04), enquanto operários trabalhavam na ponte, suposto líder indígena resolveu se insurgir e impedir o prosseguimento dos serviços.
Nas redes sociais, fez circular um vídeo em que fazia ameaças e exigia a paralisação dos serviços; finalmente na madrugada de 14 para 15 de abril, botou fogo na ponte de acesso às localidades que ficam além do vale, interrompendo a passagem de todos os tipos de veículos. Não existem informacôes oficiais para o ato criminoso.
Vale ressaltar que, apesar da estrada ser responsabilidade do estado, que não se manifesta e se mnanteve omisso mesmo depois das últimas cheias, a Prefeitura informou que continuará a fazer o possível para manter as condições de tráfego. Uma equipe da Prefeitura trocou as madeiras queimadas e o tráfego de veiculos foi normalizado desde a manhã de quinta-feira (14).
(Veja trecho da fala do suposto líder indígena):
“Prefeito, estou aguardando o se entrar em contato comigo até segunda-feira, senão eu vou tomar uma providência, e vou tocar fogo. Chega, prefeito! Respeite a comunidade de Itaporanga, a comunidade de Caraíva e a Praia do Espelho”, diz o homem. “O senhor me conhece. Quer briga? Vamos brigar na Justiça”, finaliza o cidadão.
O Prefeito afirma, em vídeo que circula nas redes sociais oficiais, que não vai ceder a ameaças de quem quer que seja e dará continuidade à obra, de grande importância para os moradores dos distritos afetados e para o desenvolvimento do turismo sustentável, que vem sendo mplementado.pela gestão.
Por Fala Mara
Com informações da Prefeitura de Porto Seguro