DESTAQUE

Empresário de Ilhéus, Marco Lessa, é eleito um dos mais influentes do Brasil no agronegócio

Publicado

no

Foto: reprodução

Fundamental nos mercados de cacau e chocolate, baiano amplia atuação na internacionalização de outros setores ao criar hub de produtos de origem em Portugal

Marco Lessa é um dos cem empresários mais influentes do Brasil no agronegócio em 2023. Pela terceira vez, o CEO da M21 e criador, entre outros projetos, do Chocolat Festival, foi eleito pela revista Agroworld. O Oscar do Agronegócio, como é chamado, será oficialmente entregue no dia 30 de abril, em Ribeirão Pedro. O prêmio é um reconhecimento ao árduo trabalho do “embaixador do cacau” no Brasil e no mundo.

“Muito honrado com mais esse reconhecimento e por estar, pela terceira vez, entre os 100 mais influentes do agronegócio do Brasil. Também estou ciente da responsabilidade de seguir promovendo o nosso cacau, os seus coprodutos e o nosso chocolate de origem. É um prêmio que divido orgulhosamente com todo o setor: pesquisadores, produtores, trabalhadores rurais, agricultores familiares, chocolateiros, setor público e, claro, a nossa incrível equipe. Viva o Cacau do Brasil!”, afirmou o empresário baiano, que começou a se encantar com o universo do cacau ao trabalhar como produtor na primeira versão da novela “Renascer”, em 1993.

A partir de então, Marco Lessa assumiu como missão fomentar oportunidades para ajudar o cacau da Bahia  – e depois do Brasil – a voltar a ganhar relevância pelo mundo. Incansável, o empresário tem uma agenda imparável. Criou e realizou eventos dos mais diversos portes e segmentos, destacando o Chocolat Festival lançado em 2009 e atualmente o maior evento do setor de cacau e chocolate da América Latina e com edições na Europa. Além disso, o baiano organiza há mais de uma década missões brasileiras para Europa, o que permitiu identificar oportunidades para micro, pequenas e médias empresas brasileiras internacionalizarem suas marcas e produtos.

Segundo Lessa, “pensar grande e pensar pequeno dá o mesmo trabalho”. Talvez por isso, ele estruturou um ambicioso projeto e em outubro, inaugurou a Casa Brasiliana, um hub de negócios sustentável, no Porto, em Portugal com o objetivo de gerar e impulsionar negócios com marcas brasileiras no exterior, promover o turismo e atrair investidores para o Brasil, tornando-se uma plataforma estratégica para a expansão global de empresas nacionais.

Para 2024, ano em que o “fruto de ouro” volta a ser assunto de novela, com o lançamento do remake de “Renascer”, no Brasil, e “Cacau”, em Portugal, já há dez edições do Chocolat Festival confirmadas, sendo duas internacionais (Portugal e Bélgica). Além disso, Marco Lessa lançará outros projetos para apoiar a internacionalização de produtos brasileiros autorais e sustentáveis.

SOBRE MARCO LESSA

Empreendedor, empresário e sonhador, Marco Lessa nasceu em Guanambi, no sertão da Bahia e encontrou o seu propósito em Ilhéus. A memória do aroma de chocolate vindo das moageiras de cacau; ter produzido a novela “Renascer”, da TV Globo; conhecer a realidade dos produtores locais e acreditar no potencial de desenvolvimento econômico e social do Sul da Bahia, moldaram o seu coração em forma de cacau e despertaram o desejo de ajudar a transformar a sociedade.

Marco construiu e consolidou a sua carreira de publicitário, promotor de eventos e incentivador do turismo em Ilhéus, quando decidiu criar uma plataforma para resgatar a força histórica da mais importante região produtora de cacau do Brasil. Foi assim que em 2009 surgiu o Chocolat Festival, que se transformou no maior e mais relevante evento de chocolate e cacau do país e que também chegou a França e Portugal. Hoje, ele é CEO do Grupo M21, uma organização privada brasileira multiplataforma que atua nos mercados de eventos e comunicação.

Fala Mara | Cacau & Chocolate

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile