BRASIL

GSI se nega a enviar para a Câmara imagens dos atos de 8 de

Publicado

no

Foto: Marcelo Casai

O Gabinete de Segurança Institucional (GSI), o órgão do governo brasileiro responsável pela assistência direta e imediata ao Presidente da República em assuntos de segurança, se negou a enviar para a Câmara a íntegra com as imagens gravadas pelas câmeras do Planalto na invasão do dia 8 de janeiro.

O pedido foi feito por deputados do Novo dentro da Lei de Acesso à Informação. Mas, o ministro do GSI, general Gonçalves Dias, simplesmente se negou a entregar as gravações em virtude de um suposto “sigilo”.

As imagens seriam importantíssimas para identificar quem realmente depredou os três prédios públicos no domingo, 8 de janeiro. Além disso, revelariam responsabilidades e possíveis omissões do Governo Lula em conter o protesto.

No dia seguinte aos atos, 1.406 pessoas que estavam acampadas em Brasília foram presas. Quase 300 continuam encarceradas. Boa parte dos detidos garante que não esteve envolvido nas depredações e, para se livrarem da pena, também solicitam as imagens de segurança.

Os parlamentares tentam levar adiante a instalação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI). O colegiado seria a última alternativa para os acusados se defenderem e anularem as penas.
Quem não deve não teme.

Fala Mara | *Jornal da Cidade Online

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile