ELEIÇÔES 2024

Prefeito de Mata de São João, João Gualberto, renuncia ao cargo e gestão do município será passada para vice-prefeito

Publicado

no

O prefeito de Mata de São João, João Gualberto (PSDB), anunciou que renunciou o cargo e que a gestão do município, que fica na Região Metropolitana de Salvador, será passada para Bira (UB), atual vice-prefeito da cidade.

📱 NOTÍCIAS: faça parte do canal do g1BA no WhatsApp

Em anúncio feito nesta sexta-feira (15), João Gualberto não especificou o motivo de deixar o cargo, nem se vai tentar se eleger a algum cargo em 2024. Disse apenas que já consolidou o trabalho e cumpriu a promessa de entregar a administração de Mata de São João para uma pessoa que nasceu no município. Há 52 anos o município não era gerido por um matense.

“Encerro este ciclo com a sensação de dever cumprido. Hoje, todo nosso secretariado municipal é composto por matenses, os cargos de chefia são ocupados por matenses e, para consolidar, o prefeito agora será matense”, disse.

A solenidade de posse de Bira como prefeito de Mata de São João está marcada para terça-feira (19), às 17h, na Câmara Municipal.

Nascido na cidade de Itabaiana, em Sergipe, João Gualberto é dono do Grupo Serrana e sobrinho dos irmãos Mamede Paes Mendonça e Pedro Paes Mendonça, empresários fundadores do Grupo Paes Mendonça e Grupo Bompreço.

Fundou a Indústria de Produtos de Limpeza ATOL, em São Paulo, em 1980 e instalou uma filial no Centro Industrial de Aratu, em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador, dois anos depois.

Em 1991, comprou12 lojas do Grupo Petipreço e se tornou empresário do ramo de supermercados na Bahia. Dez anos depois, fundou o primeiro hipermercado em Cuiabá, o Hiperideal, com algumas filiais em Salvador, em 2002.

Eleito prefeito do município de Mata de São João, em 2004, conseguiu a reeleição em 2008 e 2020. Em 2014, quando foi eleito deputado federal, foi condenado a pagar multas por propaganda eleitoral antecipada por causa de instalação de outdoors em Salvador antes do período permitido em lei, ainda em 2013.

Após a eleição, a Procuradoria Regional Eleitoral na Bahia entrou com ação em que acusou João Gualberto de usar veículos locados pela Prefeitura de Mata de São João para propaganda eleitoral.

Fala Mara | Com informaçõws do G1 Bahia

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile