NOTÍCIAS
PAA: Prefeitura de Porto Seguro realiza compra de 20 toneladas de alimentos da agricultura familiar e distribui para famílias em situação de vulnerabilidade
__Nessa terça-feira (15), com a presença do Vice-prefeito Paulinho Toa Toa, do secretário de Agricultura, Everaldo Rodrigues e do Secretário de Assistência Social, Washington Borges, a Prefeitura de Porto Seguro reabriu o PAA- Programa de Aquisição de Alimentos do Governo Federal, conduzido e gerenciado pelos técnicos da Secretaria de Agricultura, realizando uma nova compra de produtos variados da Agricultura Familiar envolvendo nesta etapa cerca de 100 agricultores inscritos no programa.
As cestas montadas foram distribuídas entre as famílias cadastradas no programa, contemplando equipamentos de assistência social, como os CRAS, CREAS e Associações que trabalham com pessoas em situação de vulnerabilidade no município, garantindo o acesso a alimentos frescos e saudáveis.
Isso foi possível graças a atuação do atual Secretário da pasta, Everaldo Rodrigues, responsável por trazer para o programa uma verba complementar de 376 mil reais. Nesta ação, foram empregados cerca de 200 mil reais para a compra de produtos da Agricultura Familiar dos cerca de 100 agricultores inscritos até agora no programa.
“Dsponibilizamos assistência técnica nas comunidades agrícolas e aldeias indígenas. Os nossos técnicos fazem vistorias nas propriedades dos agricultores cadastrados e fazemos a compra com doação simultânea ou seja, compramos e repassamos para a Secretaria de Ação Social que repassa para os equipamentos públicos”, diz Everaldo, explicando o processo.
“Temos hoje mais de 450 agricultores cadastrados no PAA em Porto Seguro. Essa foi a primeira compra desse trimestre, que atendeu a quase 100 produtores rurais de Porto Seguro, chegando a aproximadamente R$ 200 mil reais , numa compra de mais de 20 toneladas de produtos variados. Teremos ainda mais duas compras, no valor de R$ 100 mil reais cada, que serao realizadas nos meses de novembro e dezembro de 2024, um total quase 50 toneladas de alimentos comprados e destinados para assistência social, fechando o último trimestre do ano”, conclui.
| A iniciativa visa fortalecer a economia rural ao apoiar financeiramente a agricultura familiar, incentivando a produção regional e promovendo segurança alimentar. |
O prefeito Jânio Natal destacou a importância do Programa, comentando: “Temos nos esforçado em várias frentes para garantir o desenvolvimento da agricultura familiar, como a manutenção e conservação das estradas vicinais, instalação de poços e o PAA reforça significativamente esse trabalho, repercutindo também no fomento da economia local”.
| O PAA é um programa federal voltado ao desenvolvimento sustentável, conectando a agricultura familiar com a demanda pública por alimentos, assegurando a compra da produção local e contribuindo para o combate à fome e à pobreza. No município, estão previstas novas compras nos meses de novembro e dezembro. |
**As famílias interessadas podem procurar o CRAS mais próximo para obter informações sobre como participar do programa.
Fala Mara | redação