DESTAQUE
Vice-prefeito Wanderson Barros afirma: O povo de Eunápolis não vai ser enganado por áudio gerado por inteligência artificial
_Vice-prefeito Wanderson Barros diz ser vítima de deep-fake, rebatendo vídeo disseminado nas redes sociais. Foto: reprodução
Nesta quarta-feira (02/10), ao se deparar com um vídeo que circula nas redes sociais com o objetivo de difamar e prejudicar sua imagem, o vice-prefeito de Eunápolis e atual candidato a vereador, Wanderson Barros, deixou claro, “esses indivíduos fariam qualquer coisa para prejudicar seus opositores, os cidadãos eunapolitanos já estão cientes disso”.
A técnica de deepfake, que reproduz artificialmente o tom, timbre e estilo de fala das pessoas, é mais comum do que se imagina e tem sido amplamente utilizada para espalhar informações falsas e caluniosas, especialmente em épocas eleitorais. “As pessoas acabam acreditando que tudo vale, seja por áudios ou vídeos, visando denegrir a imagem de quem está em ascensão política e ameaçando interesses de certos grupos”.
No áudio atribuído a Wanderson Barros, a voz do político, supostamente criada por Inteligência Artificial menciona um alegado plano para afastar a prefeita Cordélia Torres e afirma que os vereadores “receberam muito dinheiro para isso”.
“A temporada de fake news durante as eleições começou desde o início da pré-campanha, mas agora utilizam uma forma de conteúdo que será difícil de identificar seu criador”, concluiu Wanderson Barros.
* Por Eunanews, redação