Trânsito
PORTO SEGURO: Decreto municipal que promove a mobilidade urbana segue em vigor mesmo sob protesto
Proprietários de vans realizaram, na manhã desta terça-feira, 15, em pleno horário de abertura do comércio e início dos passeios de turismo, uma manifestação exigindo o cumprimento do decreto municipal 13.540/21, que restringe e regulamenta a circulação de ônibus de turismo nas ruas da sede, Baianão, Arraial d’Ajuda e Trancoso.
Em seguida, empresas que operam com ônibus de turismo inciaram o protesto com os veículos em formato de comboio, circulano pelas ruas do Centro e concentrando-se na Praça das Pitangueiras, deixando o trânsito totalmente travado. Turistas passageiros dos ônibus chegaram a descer e apoiar o movimento na via pública.
A Prefeitura de Porto Seguro, por meio da Secretaria Municipal do Turismo, eminitiu nesta segunda-feira, 14, uma portaria que normatiza e esclarece pontos de cumprimento do decreto. No documento, a administração municipal reitera que o decreto está vigente e instrui sobre os procedimentos que as operadores de ônibus de turismo devem adotar.
De acordo com a administração municipal, toda mudança, ainda que para melhor, tende a causar algum incômodo e resistência no início e demanda um tempo de adaptação. O preposto da Pasta reitera que o turismo rodoviário só cresce e é muito importante para o destino, no entanto, precisa ser ordenado e melhorado. As medidas que estão sendo tomadas são para que o turismo continue a se desenvolver. As mudanças contidas no decreto são para a melhoria de todos os setores de transportes e obviamente dos turistas.
Em relação às vans, a nossa reportagem apurou que há duas agravantes na prática dos serviços desses profissionais: “a primeira, apesar de ser justa, a radicalização apenas complica o processo de implantação das normativas, segunda, para reivindicar os direitos, é preciso também cumprir os deveres. O que vimos no protesto, são algumas vans que não possuem condições de circular, seja pelo seu estado de conservação, ano de fabricação e/ou falta de licenciamento junto aos órgãos competentes”, comentou um prestador de serviço que preferiu ficar no anonimato.
De acordo com a Polícia Militar que foi acionada e se fez presente, dispersando o moviemnto de forma pacífica e ordeira para garantir a fluidez do trânsito, os protestos não foram comunicadois previamente ao 8º Batalhão.
Falamara | Gutemberg Stolze / Imprensananet.com