NOTÍCIAS
Herzem Gusmão perde a luta contra a Covid-19
Prefeito eleito de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão, não exerceu um único dia do seu aegundo mandato.
Pouco mais de três meses após contrair o coronavírus o prefeito de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão, não resistiu às complicações geradas pela doença e faleceu nesta quinta-feira (18).
Com 72 anos, ele foi diagnosticado com Covid-19 em 7 de dezembro e após uma semana internado no Hospital Samur, em Vitória da Conquista Conquista, com complicações pulmonares causadas pela doença e, posteriormente transferido para o Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.
Herzem tinha apresentado melhora no quadro clínico durante a última semana, chegando inclusive a deixar o leito de Terapia Intensiva. No sábado (6), ele retornou. As notícias depois disso foram de sucessivas pioras. Na ocasião, Herzem afirmou em um áudio; “a equipe médica achou por bem que eu voltasse pra UTI. Eu estou ainda necessitando de mais oxigênio. Então, eu voltei para usar o catéter de alto fluxo”.
Nota no Instagram
“É com mais profundo pesar que informamos o falecimento do Prefeito de Vitória da Conquista, Sr. Herzem Gusmão, ocorrido na noite desta quinta (18), por volta das 21h, no Hospital Sírio Libanês”, escreveu a assessoria do Prefeito em publicação no Instagram
Por conta da doença, Herzem Gusmão não conseguiu estar à frente de Conquista em nenhum dia do seu segundo mandato na maior cidade do sudoeste baiano e terceiro maior colégio eleitoral do Estado. A Eleição em 2020 foi acirradíssima, com o Mdebista virando o pleito para cima de Zé Raimundo (PT) nas últimas semanas de campanha.
Sobre Herzem
Nascido no dia 2 de junho de 1948, Herzem Gusmão iniciou a carreira trabalhando em uma rádio, aos 20 anos. O prefeito reeleito em Conquista é formado em Direito e pós-graduado em Comunicação e Jornalismo pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Em 2014, foi eleito deputado estadual suplente. Um ano depois, assumiu o mandato onde ficou por 15 meses.
A saída da Assembleia Legislativa foi para assumir o cargo de Prefeito em sua cidade Natal em 2016, quando venceu o próprio Zé Raimundo, também no segundo turno, com 57,68% dos votos válidos em Conquista na ocasião, o equivalente a 166.223 votos.
Com informações do Correio