Ligue-se a nós

NOTÍCIAS

Jovem artista Pataxó leva ancestralidade à Suíça em mostra internacional

Publicado

no

Jovem artista Pataxó tem presença marcante na Suíça em mostra internacional._ foto: divulgação Secom

O artista indígena TxaTxu Pataxó, de om26 anos, da Aldeia Porto do Boi, próxima ao distrito de Caraíva, em Porto Seguro, marca presença na cena internacional com sua participação na exposição Dichotomie, em Genebra. A mostra inaugura o L’Espace des Arts da Fundação Paulo Coelho e Christina Oiticica no dia 27 de maio.

A parceria com Christina Oiticica nasceu do desejo da artista brasileira de voltar a trabalhar com raízes culturais brasileiras. TxaTxu interferiu nas obras com seu grafismo Pataxó e as enterrou por um ano sob uma gameleira sagrada. O resultado revela camadas de ancestralidade, natureza e espiritualidade.

A exposição, com curadoria de Marcelo Mendonça, traz pinturas, grafismos e fotografias, unindo LandArt e arte indígena em um diálogo simbólico sobre dualidade e conexão com a terra. Fica em cartaz até 31 de outubro.

Porto Seguro se projeta assim no cenário das artes plásticas mundiais, valorizando sua história e cultura originária. “Nossa, é uma honra levar a arte do meu povo para a Suíça. Uma arte que nossos ancestrais deixaram para futuras gerações, uma arte milenar. Comecei a pintar aos 8 anos aqui na reserva Porto do Boi, inspirado pelo meu tio Chauan, que me ensinou as técnicas do grafismo. Hoje levo essa arte para o mundo — a velha história do povo Pataxó, nosso grafismo, nosso costume e nossa tradição, que não podem ser perdidos”, declara TxaTxu.

Fala Mara | Secom

Anúncio
Lift Detox Black
Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Light
Dark