EDUCAÇÃO
Porto Seguro recebe o Selo Ouro pelas boas práticas na alfabetização
Foto: divulgação
_Porto Seguro encerra 2024 com bons motivos para comemorar os avanços da educação na rede municipal de ensino.
| Nesse final de ano, a Secretaria Municipal de Educação estará recebendo a premiação Ouro do Selo Nacional Compromisso Nacional Criança Alfabetizada 2024. |
A entrega será no dia 11 de dezembro, em Brasilia.
| A premiação, promovida pelo MEC, tem por objetivo reconhecer as secretarias de educação pelas boas práticas na implementação de políticas, programas e estratégias comprometidos com as metas de alfabetização na idade certa. O intuito é garantir que 100% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao final do 2º ano do Ensino Fundamental. |
Concorreram ao selo 314 municípios da Bahia, sendo que entre eles, 61 receberão o Selo Ouro. “Esse reconhecimento mostra que a educação em Porto Seguro está caminhando na trilha certa, especialmente pela força e dedicação de uma equipe engajada, que faz a educação chegar com qualidade aos quatro cantos do nosso município e da autonomia nos dada pelo prefeito Jânio Natal”, afirma o secretário de Educação, Luiz Leal.
A coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental – anos iniciais, Mara Rúbia, destaca que para a conquista desse reconhecimento, a Secretaria Municipal de Educação atendeu a 20 condicionantes estabelecidos pelo MEC, como a formação continuada, avaliação e monitoramento pedagógico, material de apoio à aprendizagem, além da criação do Cantinho da Leitura, para o 1° e 2° ano.
Rubia salienta o apoio de instituigões como a Bem Comum e a importância do acompanhamento e monitoramento, proporcionando “um olhar atencioso para os alunos que mais precisam”.
A superintendente de Ensino e Apoio Pedagógico, Erika Magnavita, menciona ainda o papel relevante das avaliações, “que apontam para esse foco nos pontos onde é mais necessário interagir”.
Para o secretário de Educação, esse resultado continuará se refletindo em outros índices positivos de avaliação como o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e a prova SABE (Sistema de Avaliação Baiano de Educação). “Através de uma parceria forte da gestão escolar, nossos professores se dedicam a aprender para ensinar”, resume Mara Rúbia.
FalaMara | * Secom