Politicas Inclusivas
Projeto inédito em Porto Seguro abre as portas da universidade para garis
Matheus Lopes Costa acorda todos os dias às 4h da manhã. Ele é gari do município de Porto Seguro e tem uma rotina dura de trabalho, varrendo as ruas, limpando, retirando entulho e mantendo a limpeza das ruas e praças.
Mesmo assim, quando chega no final da tarde, Matheus pega a energia que ainda sobrou do dia e se dedica a algo ainda mais importante para sua vida: o curso de graduação em agronegócios. “Eu acredito que minha vida possa melhorar, para mim, para minha família e me dedico aos estudos esperando por um futuro melhor”, disse o gari que pretende procurar um novo emprego ou fazer um concurso público após a conclusão da graduação.
Matheus é um dos 30 garis que fazem parte do programa “Gari na Universidade” e estão se qualificando no turno oposto ao trabalho, recebendo toda assistência educacional, com material didático, aulas on-line e um espaço preparado para assistir às aulas.
No próximo dia 16 de maio, Dia do Gari, a nova escola especializada para a categoria vai ser inaugurada, com educação básica, aulas de inglês e de música. Além disso, todos os garis que residem em bairros longínquos terão direito a transporte gratuito.
Fala Mara | fonte: Cezar Aguiar – Instagram @portoseguronoticias
