ELEIÇÕES 2022
Qual é a jogada do MDB para fazer de Simone Tebet a candidata da terceira via

Ex-presidente Michel Temer atua nos bastidores para ampliar o grupo político de Simone Tebet| Foto: MDB/Divulgação
Apesar de a senadora Simone Tebet (MS) figurar com apenas 1% nas intenções de voto, segunda a última pesquisa da Quaest, a cúpula do MDB tem se movimentado para torná-la o nome da terceira via na disputa pela Presidência da República. Para isso, emedebistas têm avançado em negociações de alianças que podem isolar as candidaturas de outros pré-candidatos, como o ex-ministro e ex-juiz Sergio Moro (Podemos) e o governador de São Paulo, João Doria (PSDB).
De acordo com o levantamento do Instituto Quaest, de fevereiro, a corrida presidencial é liderada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com 45%, seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), que somou 23%. Os ex-ministros Sergio Moro e Ciro Gomes (PDT) somaram 7%, cada. João Doria e André Janones (Avante), aparecem com 2%.
Apesar dos números, a avaliação da cúpula do MDB é que Simone Tebet é a que apresenta a menor taxa de rejeição e maior potencial de crescimento dentre os pré-candidatos da terceira via até o período de registro das candidaturas. Segundo o levantamento Quaest, 18% dos entrevistados disseram que “conhecem e não votariam” na emedebista, enquanto 76% disseram “não conhecer” a emedebista.
“A candidata tem bagagem. Ela tem história. A candidata conhece a realidade do Brasil como poucos conhecem”, defendeu o ex-governador do Rio Grande do Sul Germano Rigotto, escolhido para coordenar o programa de governo da senadora.
Rejeição dos adversários de Simone Tebet vira aposta do MDB
Nos bastidores, aliados de Tebet avaliam que a rejeição dos demais pré-candidatos será empecilho para que as candidaturas decolem. A emedebista mantém conversas com Moro e Doria; e o trio não descarta uma unificação das candidaturas em meados de junho. Mas, publicamente, ela descarta ser vice na chapa dos demais.
“Tenho que levar minha pré-candidatura até o final no respeito e na forma de colocar a mulher. Que eu possa ser a voz de todas as mulheres. Não sou vice de ninguém. Sou pré-candidata à Presidência da República e não tenho plano B”, afirma a senadora.
Ainda de acordo com a Quaest, 62% dos entrevistados dizem que “conhecem e não votariam” em Sergio Moro, e outros 14% disseram “não conhecer” o ex-juiz. Já em relação a João Doria, 61% responderam que “conhecem e não votariam”, enquanto outros 23% disseram que “não conhecem” o governador tucano.
MDB discute federação com União Brasil e PSDB
Na busca por ampliar o grupo político de apoio a Simone Tebet, o MDB tem se aproximado de integrantes da cúpula do União Brasil e do PSDB. Uma encontro realizado nesta terça-feira (15) deu um passo importante no sentido de formar uma federação partidária entre as três legendas.
Após a reunião, os presidentes do MDB, Baleia Rossi, do União Brasil, Luciano Bivar, e do PSDB, Bruno Araújo, informaram considerar a possibilidade de desistir de pré-candidaturas postas na busca por um nome único e de consenso para concorrer à Presidência da República.
“As candidaturas são legítimas, postas por cada um dos nossos partidos, mas a partir do momento que caminhamos pela convergência de uma candidatura única elas estão submetidas à autoridade de um consenso”, disse Araújo.
Rossi afirmou que os partidos têm “muito mais convergências do que dificuldades” e estão unidos na “vontade de apresentar um projeto moderado, equilibrado, que vise uma recuperação do nosso país na sua economia”.
Antes de se aproximar do MDB, integrantes do União Brasil chegaram a tentar uma composição com o Podemos, de Sergio Moro. Além de uma federação, aliados do ex-juiz discutiam a possiblidade de ele migrar para a nova legenda a fim de garantir maior estrutura para sua campanha. A troca, no entanto, teria esbarrado em questões regionais, segundo envolvidos.
Para reduzir os impasses estaduais, uma comissão será criada pelo MDB no intuito de discutir os palanques regionais. A cúpula emedebista sinalizou que, mesmo com a candidatura de Tebet, integrantes do partido poderão apoiar outros nomes, como no Nordeste, onde parlamentares pretendem apoiar o ex-presidente Lula. O mesmo deve ocorrer no União Brasil, onde ACM Neto, pré-candidato ao governo da Bahia, deve apoiar Ciro Gomes
Fala Mara | Gazeta do Povo