DESTAQUE
Música de Dona Val, cantora de Ilhéus, compõe cena da novela Renascer
Canção embala romance de José Inocêncio e Maria Santa- foto: reprodução internet
Quem assistiu ao episódio da novela Renascer (TV Globo), no dia 24 de janeiro, se emocionou com o encontro romântico de José Inocêncio e Maria Santa, não sem antes escutar a personagem cantar, em cena, a música “Borboleta”, composta por Valderez Teixeira (Dona Val), cantora, compositora ilheense, antiga lavadeira, moradora do Salobrinho. A música estará em seu álbum autoral “Autoridade Dona Val”, produzido por integrantes da banda Mulheres em Domínio Público e parceiros, com apoio da Pró-Reitoria de Extensão e do Laboratório de Comunicação da Universidade Estadual de Santa Cruz. A previsão de lançamento é fevereiro.
Dona Val também participou da primeira edição do folhetim, em 1993. Para o remake, ela e a banda Mulheres em Domínio Público colaboraram com a equipe da direção musical da novela, na pesquisa dos cantos de trabalho da lavoura cacaueira. Na ocasião, também foi apresentada a música “Borboleta”, que chamou atenção dos diretores da TV Globo pela delicadeza e poesia que a cena precisava. “Eu fiquei feliz com a música ‘Borboleta’ na cena da novela, uma cena importante, do encontro dos personagens que vão formar o casal. Foi muito bom ter conhecido a equipe do remake. Lembrei do tempo em que trabalhei na primeira versão, deu saudade”, conta Dona Val.
A artista, hoje com 87 anos, coleciona trabalhos em televisão e cinema – ela ganhou o troféu Candango, no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, de melhor atriz coadjuvante pela participação no filme “Eu me lembro” (Edgard Navarros, 2005). Dona Val também é uma das colaboradoras para o repertório da banda Mulheres em Domínio Público, criada em 2011 a partir da pesquisa de cantos de trabalho da lavoura cacaueira e cantos de lavadeiras, de domínio público, para a qual contribuiu lembrando das cantigas que cantava desde a infância. Dona Val participa do primeiro disco da banda, chamado “Sindê lê lê” (2018), disponível nas plataformas de streaming. Mas o álbum com as canções que ela mesma criou chega em 2024, a partir de uma força-tarefa que reuniu artistas e parceiros em um trabalho colaborativo.
“Dona Val é um expoente da cultura popular, a sua potência transborda em suas criações. Em um dos nossos encontros, ela nos mostrou seu caderno de composições, e ficamos impressionadas com as músicas. Precisávamos fazer uma força-tarefa para serem gravadas, para serem conhecidas pelo público. Para isso, reunimos artistas parceiros e tivemos o precioso apoio da UESC, tudo realizado de forma colaborativa. A mixagem e masterização estão em processo de finalização para, enfim, o disco ganhar o mundo! Está muito bonito!”, contam Tacila Mendes e Cris Passos, cantoras da banda Mulheres em Domínio Público, que estiveram à frente da produção do disco.
A parceria com a UESC gerou a gravação do segundo disco da banda “Sindô lê lê 2”, que também será lançado em fevereiro.
Assista aqui ao trecho da cena: https://www.instagram.com/reel/C2i0Ti-xorm/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==
Para assistir aos videoclipes com participação de Dona Val, acesse https://www.youtube.com/mulheresemdominiopublico e acompanhe as novidades dos lançamentos nas redes sociais @mulheresemdominiopublico.
Fala Mara | Cacau&chocolate