Ligue-se a nós
Error, group does not exist! Check your syntax! (ID: 2)

BOLETIM CORONAVÍRUS

PORTO SEGURO: Boletim Coronavírus de 20/05

Publicado

no

A Prefeitura de Porto Seguro, através da Secretaria Municipal de Saúde, informa que no período de 14/03/2020 a 20/05/2021, foram 19.449 casos de COVID-19, sendo 8.195 confirmados e 11.254 suspeitos, classificados de acordo com a sintomatologia clínica.

Porto Seguro hoje tem 19.177 pessoas recuperadas, totalizando um percentual de 98,6% entre os suspeitos e confirmados de COVID-19, sendo 161 óbitos desde março/ 2020.

Detalhamento do dia:

Casos novos do dia: 47
Internados: 16
Recuperados: 60

UPA Frei Calixto: 17 leitos
UPA Arraial d´Ajuda: 10 leitos
P.A Trancoso: 2 leitos
Hospital das Clínicas de Eunápolis: 20 leitos

Total de leitos UTI: 40

Hospital das Clínicas de Eunápolis: 20 leitos
HRDLEM: 10 leitos
Neuroccor: 10 leitos

Consideramos 95 casos em isolamento domiciliar, por meio de informação da vigilância epidemiológica do município, sendo casos monitorados com teste positivo acrescidos dos casos suspeitos do dia.

De acordo com o Ministério da Saúde (2020), o quadro clínico da COVID-19 é caracterizado inicialmente como uma síndrome gripal (SG), apresentando pelo menos dois (2) dos seguintes sinais e sintomas: febre (mesmo que referida), calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, diarréia, mialgia, tosse, coriza, distúrbios olfativos ou gustativos, podendo ser diagnosticado através de investigação clínico-epidemiológica, além de uma correta anamnese e exame físico adequado ao paciente.

Os casos suspeitos e confirmados de COVID-19 podem ser classificados de acordo com os sinais e exames realizados sendo os critérios:

Clínico quando o paciente apresenta sinais clínicos típicos com síndrome gripal suspeita de COVID-19 (Ex: anosmia- perda de olfato e/ ou ageusia – perda do paladar).

Clinico-epidemiológico quando além de apresentar sinais clínicos compatíveis com síndrome gripal suspeita de COVID-19, o doente teve contato com caso confirmado.

Clinico-Imagem quando além de apresentar sinais clínicos compatíveis com síndrome gripal suspeita de COVID-19, tem imagem típica na tomografia computadorizada de tórax.

Laboratorial quando o doente com ou sem sintomas gripais, realiza algum exame para diagnóstico de COVID-19 tendo seu resultado positivo ou reagente.

Desde o dia 07/01/2021 o boletim epidemiológico municipal da COVID-19 foi atualizado incluindo novas informações substituindo a nomenclatura de Síndrome gripal e incluindo as várias formas de avaliação para incluir como casos suspeitos ou confirmados da COVID-19.

Anúncio
Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *