FÉ E TRADIÇÃO
Em Porto Seguro, mais de 15.000 fiéis participam dos festejos de Nossa Senhora D’Ajuda
Fotos: divulgação
Os festejos em honra à padroeira de Arraial d’Ajuda atingiram seu ápice nesta quinta-feira, 15 de agosto, com a tradicional procissão e uma missa solene. Os dois eventos abrigam histórias de fé e tradição que emocionam e unem todos os participantes, comunidade e visitantes, em uma só corrente de devoção e esperança.
A celebração, que atraiu mais de 15 mil fiéis ao longo da programação iniciada no início do mês, promove a cultura local em um dos eventos mais tradicionais de Porto Seguro.
A edição 2024 da tradicional Festa d’Ajuda, realizada no Santuário Mariano mais antigo do Brasil, neste ano celebrou o tema “Com Maria, em Jesus, somos todos irmãos e irmãs”, reforçando os laços espirituais e comunitários entre os participantes. A romaria, um dos momentos mais marcantes, percorreu mais de 60 quilômetros desde Eunápolis até o Santuário de Nossa Senhora D’Ajuda, demonstrando a fé e a perseverança dos romeiros que, após a caminhada, participaram das cerimônias.
A Prefeitura de Porto Seguro, através da Secretaria de Turismo, apoiou o evento, garantindo infraestrutura, segurança e viabilizando as atividades culturais, que incluíram apresentações de bandas locais.
A romaria e toda a programação religiosa e cultural, destacam Arraial d’Ajuda como um dos principais destinos religiosos da Bahia, num segmento turístico em crescimento.
Com sua história e valor espiritual, o Santuário de Nossa Senhora D’Ajuda continua a ser um ponto de encontro para expressões de fé, atraindo cada vez mais visitantes durante os festejos e fortalecendo o vilarejo como um importante destino para o turismo religioso.
FalaMara | *por Mara Magalhães
***