Ligue-se a nós

NOTÍCIAS

Farol da Barra mantém grande movimento na fase verde

Publicado

no

Com o inverno que praticamente não existe em Salvador, muitas pessoas aproveitaram o tempo quente do fim de semana para ir ao calçadão da Barra, sozinhas ou acompanhadas. Sem surpresas para um dia de domingo, o movimento foi grande, principalmente de praticantes de atividade física, que em sua maioria caminhavam ou pedalavam usando máscaras. Por outro lado, foram registrados pontos de aglomeração em frente ao Museu Náutico e nas proximidades do Hospital Espanhol, onde a Tribuna registrou grupos sem a proteção e ignorando os protocolos estabelecidos pela Prefeitura de Salvador para a retomada das atividades na cidade. Alguns faziam uso incorreto do equipamento, deixando boca ou nariz descobertos. A reportagem também flagrou banhistas frequentando a praia do Farol da Barra; ainda que tentando manter algum distanciamento entre os grupos sentados nas cangas e toalhas, a atividade não está permitida aos domingos, mesmo com a Fase Verde em vigor na cidade.

Na última quarta (14), a Guarda Civil Municipal retirou os portais de acesso instalados na região entre o Porto da Barra e o edifício Barra Center, colocados desde junho de 2020 para ajudar a GCM nas ações de fiscalização, controle e monitoramento da área. Durante a pandemia, o acesso era permitido apenas para quem fazia esportes, preferencialmente sozinho, e havia pontos para higienização das mãos distribuídos pela faixa de 1 km do trecho. De acordo com Marcelo Silva, inspetor geral da Guarda, os portais de acesso foram tirados para dar mais fluidez ao trânsito da área. Nas operações de fiscalização, foram distribuídas mais de 100 mil máscaras e realizadas ações de conscientização com os passantes para a importância do uso da proteção; também foram utilizados mais de mil frascos de álcool em gel e 160 caixas de luvas. A extinção das barreiras não encerrou os trabalhos da GCM, diz continuar com os trabalhos na área para conter a proliferação da covid-19.

Foto: Romildo de Jesus

Na Fase Verde, o acesso à praia do Farol da Barra está permitido de segunda a sábado, em horário livre; já a sua vizinha, a praia do Porto da Barra, pode receber banhistas de terça a sábado. Aos feriados, nenhuma delas pode abrir. Assim como no protocolo de reabertura dos parques públicos municipais, as atividades que gerem aglomeração, como piqueniques e luaus, permanecem proibidas. Tirar a máscara, então, apenas  na hora do banho de mar: praticamente todos os que estavam sentados na faixa de areia estavam sem usar a proteção. Para o diretor de Segurança Urbana, Maurício Lima, todos devem fazer sua parte na prevenção contra a disseminação do novo coronavírus. “Se faz necessária a atenção da população para a manutenção dos protocolos, inclusive no que tange a utilização das máscaras, para que assim possamos garantir o equilíbrio nos números e tão logo possamos superar a covid-19”, frisou.

 

Fonte: Tribuna da Bahia

Anúncio
Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Nosso WhatsApp

Publicidade

Publicidade