Ligue-se a nós

CIDADES

Ihéus: Hospital Costa do Cacau implanta protocolo de cirurgia segura e amplia cuidados com pacientes

Publicado

no

Buscando maior redução de riscos de eventos adversos em procedimentos cirúrgicos, o Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, implantou, na última terça-feira (13), o protocolo de cirurgia segura. A medida adotada se acrescenta ao conjunto de ações já realizadas para resguardar, ainda mais, a segurança do paciente, ampliando os cuidados com a sua integridade.

“O HRCC realiza, em média, cerca de 530 cirurgias por mês. Diante disso, houve a necessidade de implantação do checklist e do protocolo de cirurgia segura na unidade”, explica a enfermeira Adriana Santos, coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP). “Além disso, estamos atendendo a quarta meta internacional de segurança do paciente e, com isso, podemos reduzir ocorrências que podem acontecer antes, durante e/ou depois dos procedimentos”, complementou.

Adriana Santos ressalta que abril é o mês de segurança do paciente e o hospital sempre efetiva ações durante este período, todos os anos. “Iniciamos a implantação desse protocolo, esta semana, para os coordenadores da instituição e agora vamos alcançar outros profissionais das equipes do centro cirúrgico e demais setores. Vamos trabalhar para estabelecer uma segurança maior no nosso atendimento cirúrgico”, disse.

A enfermeira Rita Rocha, coordenadora do Centro Cirúrgico do HRCC, reforça que a finalidade do protocolo de cirurgia segura é determinar as medidas a serem implantadas para reduzir as ocorrências de acidentes e eventos adversos.  “Também reduzimos a mortalidade cirúrgica, possibilitando maior segurança do procedimento cirúrgico, no local correto, no paciente correto, por meio de lista de verificação, checklist. Hospitais que adotam essa medida alcançam bons resultados práticos esperados de sua aplicação”, concluiu.

 

 

por iPolítica

Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *