Ligue-se a nós

Políticas para a Juventude

Iniciativa inédita leva autoridades a debater sobre questões relacionadas à segurança pública em Eunápolis 

Publicado

no

O que aconteceu na tarde desta quarta-feira (30), no plenario da Câmara de Vereadores de Eunápolis, é inédito e é, talvez, uma das iniciativas mais importantes desse governo em termos de políticas públicas inclusivas.

O evento, que nesta edição debateu sobre Segurançá

a Pública,  contou com a presença de autoridades e representantes da sociedade civil organizada que discutiram ações para melhorias na Segurança Pública, Violência e Vulnerabilidade. O tema foi escolhido em decorrência dos ultmos  acontecimentos no município onde a disputa entre facções criminosas culminaram no aumento da violência com tiroteios e homicídios, tendo na juventude eunapolitana a sua maior vítima..

Foram abordadas as principais dificuldades de atuação dos profissionais que atuam na segurança pública, tanto nas ações de repressão e combate ao crime, quanto na prevenção e atendimento de saúde de usuários de drogas.

Uma das coisas que determina o ineditismo da iniciativa é o fato de –  pela primeira vez – lideranças de bairro terem voz no debate e poderem debater com as autoridades  presentes o dia a dia nas suas comunidades, subjugadas pelo medo. Eles também  destacaram que vêem como promissoras as recentes políticas públicas voltadas ao esporte, lazer, realização de projetos culturais e investimento em instrumentos públicos para utilização coletiva nos bairros.

Os vereadores Arthur Dapé (DEM) e Tiago Mota (Republicano) se posicionaram, apresentando indicadores relativos a homicídios e violência doméstica, além das principais ações que os governos devem implementar nos próximos anos.

A importância da educação também foi destacada, como medida inibidora do ingresso de jovens no mundo do crime.

Encerrou-se o debate destacando a necessidade de o Poder Público buscar novas soluções para enfrentar a violência e a criminalidade, e, principalmente, para reduzir os índices de crimes envolvendo a juventude em Eunápolis.

Como resultado imediato dessa edição do PAPO JOVEM, houve a sugestão da realização de uma sessão especial na Câmara Municipal, com propósito dos vereadores encaminharem uma indicação ao governo estadual, reivindicando a instalação de uma Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher e Pessoas Vulneráveis em Eunápolis e aumento do efetivo policial do município, bem como, outros investimentos necessários.

O destaque foi o pronunciamento do Promotor Público, João Alves da Silva Neto,que promoveu o momento mais polêmico do evento ao  afirmar que “não há bandido em Eunápolis que não esteja ligado a  facções criminosas, que possuem contingentes e organização maiores que as próprias forças policiais”. Ele também destacou que a segurança pública é responsabilidade de todos, mas que a maioria da população é facilitadora das ação dos criminosos”, terminado sua participação sobre aplausos do público.

O Secretário de Esportes, Leandro Lima, destacou o compromisso da Prefeita Cordélia Torres (DEM), em promover o combate à violência através de uma gestão humanizada e focada em cuidar das pessoas. Em nome da Prefeita Cordélia, Leandro destacou que “A segurança pública em Eunápolis consiste em um problema grave. Atribuir à Polícia a responsabilidade de enfrentar e diminuir a violência é um fardo muito pesado e, por muitas vezes, não muito efetivo. Os crimes devem ser tratados de uma forma intersetorial. Ou seja, com a implementação de políticas públicas inteligentes que englobem o investimento não só em policiamento, mas também em esporte, lazer, educação, saúde e acesso ao trabalho, por exemplo. De uma forma geral, deve-se entender que tudo está conectado e, portanto, não se diminui a violência sem que haja ações de melhoria na qualidade de vida dos principais atores que a promovem”, – concluiu Leandro.

Val Cabral, um dos organizadores e palestrante

O evento, que acontece sempre na tarde da última quarta-feira de cada mês, é promovido pela Prefeitura Municipal de Eunápolis, através da Secretaria de Esportes, Juventude, Cultura e Lazer, com compartilhamento de organização com a Câmara Municipal de Eunápolis,  nesta edição contou ainda com as participações do Presidente do Conselho Municipal da Juventude, Wilver Dias e dos vereadores Arthur Dapé (DEM),  Valterlan (PMB), Adriano Cardoso (Solidariedade), Professor Tiago Mota (Republicanos), Francis (PTC) e Adeilson do Açouque (PSC). Vale ainda destacar o trabalho e o empenho do Superintendente de Políticas para a Juventude, Val Cabral, um dos principais artífices do projeto inédito.

 

Anúncio
Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Nosso WhatsApp

Publicidade

Publicidade