Ligue-se a nós

NOTÍCIAS

Prefeitura de Eunápolis protocola pedido de instalação de Delegacia da Mulher

Publicado

no

Ação foi encaminhada no último dia 29

A prefeitura protocolou, junto ao governador da Bahia, Rui Costa e ao secretário estadual de Segurança Pública, Ricardo César Mandarino Barreto, no último dia 29, o pedido de instalação de Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), em Eunápolis. 

A ação da prefeita Cordélia Torres visa não só proteger, mas também apurar com maior especialidade e rigidez a prática de crimes ocorridos contra a mulher, no município. Assim, ela solicitou às autoridades que seja determinada e viabilizada a instalação de uma unidade na cidade, que não possui atendimento especializado dessa natureza. 

O ofício alerta ainda sobre a escalada percentual de crimes contra a mulher, chegando a níveis alarmantes, com emprego de ameaças e agressões nos aspectos moral, físico, psicológico, sexual e patrimonial, resultando em constantes casos de feminicídio. 

Na Bahia, apenas 14 cidades possuem DEAM para um total de 417 municípios. Segundo dados da Secretaria da Segurança Pública (SSP/BA), em 2020, foram mais de 100 casos registrados. O estado ocupa a terceira posição nacional entre os estados onde mais mulheres morrem em razão do gênero. Lideram esse ranking São Paulo e Minas Gerais. 

Hoje, o Brasil aparece como o quinto país com o maior índice de feminicídios do mundo, segundo levantamento divulgado pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH), atrás apenas de El Salvador, Colômbia, Guatemala e Rússia. 

Sucom – Prefeitura de Eunápolis.

Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *