Ligue-se a nós

EDITORIAL FALAMARA

Preto do MST vereador: coração da terra pulsando na Câmara; conheça sua história de lutas e conquistas sociais

Publicado

no

Nesta semana, iniciando a sua série de Editoriais Políticos, o FalaMara bateu um papo com o Presidente do PT de Porto Seguro e candidato a vereador pelo partido, Edicarlos, o Preto do MST. Uma figura de bom astral, cuja empatia cria um elo instantâneo com o seu interlocutor. Preto se destaca no Movimento Sem Terra e no PT, por transitar com desenvoltura no governo federal, estadual e municipal, e pela capacidade de dialogar com as mais variadas áreas da sociedade, defendendo pleitos do trabalhador, tanto do campo, quanto da cidade. Ao final dessa conversa descobrimos, por trás da figura tranquila, uma história de valentia pacífica e perseverança, que convidamos você a conhecer.

Quem é Preto do MST

Seu nome é Edi Carlos, mas as pessoas o chamam de Preto. Preto, meu companheiro. Preto, meu camarada. Preto, meu presidente. Preto, meu vereador. Em breve – todos esperam – Preto, nossa voz!

Breve história 

Quando o garoto Edicarlos (hoje, o Preto do MST) e sua família foram viver em um acampamento de Sem Terras, ele tinha 4 anos de idade. Preto cresceu sentindo o cheiro da terra, que aprendeu a amar e cuidar. Fez o ensino basico com dificuldade e, aos 14 anos, ainda no Fundamental, deixou a escola, voltando a estudar somente aos 17, quando fez um Supletivo e, seguindo sua vocação, ingressou no curso de Técnico Agrícola.

| Mas o MST foi sua principal escola. Ali, o militante ganhou sua segunda família e aprendeu os valores sociais que iriam nortear sua vida, dando início também a uma marcante trajetória como líder sem-terra, participando ativamente da criação de vários assentamentos em Porto Seguro, como o assentamento Gildásio, no Trevo de Trancoso com 70 famílias assentadas; o Milton Santos, que hoje tem 138 famílias; o Irmã Dulce, com 29 famílias; o assentamento Estrela, próximo a Caraíva; e os assentamentos Paulo Cajeama, com 170 famílias e Irmã Dhoroty, com 33 famílias, ambos em Eunápolis. |

Mas, não fica só nisso. Além de assentar as famílias, Preto também ajudou a construir casas populares, trazendo ainda infraestrutura básica para sobrevivência das famílias, como energia, água para todos, escolas e postos de saúde, entre outros.

Voz que ecoa

Em 2022, foi eleito Presidente do PT de Porto Seguro para o seu primeiro mandato, com o apoio das mais emblemáticas lideranças do partido, tornando-se um dos principais nomes do Movimento no Extremo Sul baiano, por ser voz que ecoa junto ao governo do Estado, onde tem trânsito livre. Preto também vem desenvolvendo um significativo trabalho junto ao Sindicato Rural, sendo um grande parceiro de lutas por melhorias e conquistas para a Agricultura Familiar, especialmente no apoio para insumos, venda e escoamento da produção.

| Eleito para um segundo mandato com presidente do Diretório Municipal, ele agora disputa uma cadeira na Câmara de Vereadores e, pela primeira vez o trabalhador rural, o pequeno agricultor, tem a oportunidade de ter voz no Legislativo Municipal. É uma chance única e não deve ser desperdiçada. |

Anúncio
Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *