SUSTENTABILIDADE
PROJETO DE ILHÉUS DESBANCA MULTINACIONAIS E GANHA PRÊMIO BAHIA SUSTENTÁVEL 2023
GAP fatura prêmio com o Projeto Composta Ilhéus – foto: reprodução
O Projeto Composta Ilhéus, do Grupo Amigos da Praia (GAP), é um dos vencedores do Prêmio Bahia Sustentável 2023, promovido pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado.
A iniciativa levou a subcategoria Inovação Tecnológica, que integra a categoria Ideia Sustentável. Com o resultado, superou projetos das multinacionais Neoenergia Coelba e Bracell.
Na primeira fase da ação, em 2022, o GAP distribuiu composteiras domésticas para 509 famílias. Ao longo de um ano, elas transformaram 90 toneladas de resíduos orgânicos em adubo.
A segunda etapa do Projeto Composta Ilhéus passou a atender restaurantes, lanchonetes, hotéis e pousadas, além da Fazenda Capela Velha, de Uruçuca.
A composteira para estabelecimentos comerciais armazena até 180 litros, seis vezes mais do que a doméstica. Com elas, o GAP pretende reaproveitar mais 300 toneladas de resíduos.
O kit completo é distribuído gratuitamente e possui três composteiras, que são abastecidas todos os dias.
Também vem com as minhocas e a serragem. Com a produção constante do húmus, é possível recolher o composto pronto ou biofertilizante produzido com o material.
Para dar conta da rede de compostagem, dois engenheiros agrônomos cuidam de meio milhão de minhocas espalhadas em 624 pontos de Ilhéus.