Ligue-se a nós

SAÚDE

Secretaria de Educação de Eunápolis promove palestra sobre a Síndrome de Burnout

Publicado

no

A Síndrome de Burnout é um distúrbio psíquico causado pela exaustão extrema, sempre relacionada ao trabalho de um indivíduo. Essa condição também é chamada de “síndrome do esgotamento profissional” e afeta quase todas as facetas da vida de um indivíduo.

Ela é o resultado direto do acúmulo excessivo de stress, de tensão emocional e de trabalho, e, é bastante comum em profissionais que trabalham sob pressão constante, como médicos, publicitários e professores.

Toda essa pressão, ansiedade e nervosismo resultam em uma depressão profunda, que precisa de acompanhamento médico constante.

TuA tendência é que a Síndrome de Burnout se torne cada vez mais comum, especialmente nesse período de pandemia. Seu diagnóstico é realizado por meio de uma consulta médica com um psicólogo ou um psiquiatra.

A prefeitura de Eunápolis, por meio do SEAME (Serviço Especializado Multiprofissional da Educação), iniciou no mês de junho um ciclo de palestras voltadas para os servidores das escolas da rede municipal de ensino de Eunápolis, sobre Síndrome de Burnout, bastante percebida nestes tempos de pandemia. A atividade é dividida em 3 momentos:
1º: Conceitos, características, prevalência e estratégias de intervenção para Síndrome de Burnout.
2º: Higiene mental, relaxamento, concentração, com a musicoterapeuta do SEAME.
3º: Exaltação à necessidade do exercício físico, alongamento, dança, atividade laboral no dia a dia.
As atividades desenvolvidas buscam minimizar os sinais e sintomas da síndrome, considerando que a mesma acomete 1/3 dos profissionais de educação do Brasil.

 

Sucom – Prefeitura de Eunápolis