Ligue-se a nós

AÇÃO SOCIAL

Conselheiros Tutelares revelam aumento nos casos de abuso sexual em Guaratinga

Publicado

no

Na manhã desta terça-feira, (18),  foram divulgados dados de Abusos e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes do município de Guaratinga, referentes à 2020/2021.

O levantamento feito pelo Conselho Tutelar foi apresentado à população em uma live da campanha de enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, transmitida pela página oficial da Prefeitura de Guaratinga.

Segundo os dados, no ano de 2020 foram registrados 14 casos, 7,69% a mais que no ano anterior. Os dados revelam ainda que houve um crescimento de 133% no número de crianças abusadas. Dentre os gêneros, 100%, foram crianças e adolescentes do sexo feminino.
Já entre os meses de janeiro e maio de 2021 foram registrados 14 casos de abusos e exploração sexual, ambos com vítimas do sexo feminino.

Ao Furo31, o coordenador do conselho tutelar, Luyan Gobira, comentou sobre esse aumento de casos registrados. “ A situação é preocupante uma vez que as medidas de combate ao corona vírus tornam mais ativos os casos de abuso e exploração sexual, pois há aumento da vulnerabilidade social e distanciamento dos maiores laços de confiança para efetivação da denúncia; mas observamos que esse aumento vem sendo pontuado por causa do intenso trabalho prestado pelo conselho tutelar junto a rede de proteção que tem conscientizado, prevenido e ao mesmo tempo incentivado a sociedade a denunciar, pois não existe um padrão para traçar o perfil de um abusador. Acompanhamos casos onde o abusador era vizinho, amigo da família, tio, primo, pai, avô, padrasto ou até mesmo a mãe”.

Por fim, Luyan Gobira lembrou de acordo Constituição Federal, também é dever da sociedade colocar crianças e adolescentes a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão e para isso é de grande importância a efetivação da denúncia que é totalmente anônima, e neste momento de pandemia, pode ser feita pela página oficial do Conselho, aplicativo proteja brasil, e-mail: conselhotutelarguara.2@hotmail.com, disque 100, delegacia, polícia civil, polícia militar, creas/cras, ministério público, hospitais, unidades de saúde e instituições de ensino.

O Conselho Tutelar de Guaratinga é um órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos das crianças e dos adolescentes, instituído por Lei Federal 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente) e Lei Municipal 560/10.

A entidade é representada pelos conselheiros Luyan de Souza Gobira (coordenador), Rogério Santos da Silva (vice-Coordenador), Nilton Moreira Gomes (Secretário), Luan Barros de Oliveira e Ana Paula Mangueira Novaes.

Fonte: Furo31

Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *